sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Não julgueis!


"E tu, por que julgas o teu irmão? Ou mesmo, por que desprezas o teu irmão? Pois é diante do tribunal de Deus que todos compareceremos. Com efeito está escrito: Por minha vida, diz o Senhor, todo joelho se dobrará diante de mim e toda a língua glorificará a Deus. Assim, cada um de nós prestará conta de si mesmo a Deus." (Rm 14, 10-12)

Essa foi a liturgia de ontem. Por que julgas o teu irmão?? Quantas vezes ao dia julgamos o outro? Sim, ao dia. O tempo todo julgamos e somos julgados. Tenho muito medo de julgar e me policio o tempo todo, porque só quem tem o direito de nos julgar é Deus. É perante Ele que compareceremos e prestaremos contas de nossos atos. E quase sempre somos injustos em nossos julgamentos. Ninguém gosta de ser julgado. Mas não adianta, o tempo todo estamos fazendo julgamento sobre alguém. Em todo lugar!


Quantas pessoas já julguei assim ou assado, só pela aparência? Essa aí tem cara de metida. Hummm... esse homem parece arrogante! Ontem mesmo, na missa, lá estava eu julgando: "Essa moça tá com uma blusa muito transparente para estar na igreja!" E daí? O que que eu tenho com isso?? Sabe-se lá se não deu tempo de ela trocar de roupa? Sabe-se lá se era a única blusa limpa que ela tinha? Quem sou eu pra julgar?! Sou melhor do que ela em quê? Pode ser que mesmo com a roupa transparente o coração dela seja muito mais limpo do que o meu.


E quem foi que te constituiu, ou me constituiu, juiz de alguém? Ninguém!


Jesus, Ele sim, é o Justo Juiz que usará de misericórdia com aqueles que forem misericordiosos. E podem ter certeza: ele usará a mesma medida com que cada um mediu. Ele mesmo afirmou isso. E como Deus tem me mostrado como sou pequena e injusta tantas vezes! Como, certas vezes, me sinto envergonhada por pensar mal e até falar mal de alguém. Não tenho esse direito. Ninguém tem. Mas é um exercício de aprendizado diário. Devemos pedir a unção do Santo Espírito para que nos auxilie nessa batalha. Porque sozinhos somos fracos demais!




Nenhum comentário:

Postar um comentário